Inscrito na Ordem dos Arquitectos com o nº7980
Arquitecto e Arquitectura Architect and Architecture in
Albufeira – Algarve – Portugal
Estudos,
Projectos e
Consultoria.
-Automatismos para o lar (Domotica) –
Uma instalação electrica nunca irá ser inteligente. Inteligente será o uso que dela fazemos.
Embora exista há mais de 20 anos, a designação domótica é ainda «desconhecida» para a grande maioria. A palavra é originária da contracção da palavra latina «domus», que simboliza casa, familia, residência,com o vocábulo «robótica».
Controlo total do edifício
Sinónimo de segurança, conforto e economia energética, a domótica é um sistema integrado que permite, de uma forma simples, controlar local ou remotamente todas as instalações da habitação, aquecimento, ar condicionado, água quente, electrodomésticos, rega de jardim, iluminação, detecção de intrusão, fugas de água, gás, entre outros.
Qualidade de vida
O sistema faz a gestão dos consumos de forma a poupar energia e permitir uma maior qualidade de vida através da tecnologia, oferecendo uma redução das preocupações e um aumento da segurança e do bem-estar.
Para alem da gestão individual por vivenda ou apartamento, este sistema permite uma interligação colectiva (edifícios e urbanizações), gerindo as instalações comuns e centralizando os alarmes de controlo.
Este sistema é inteligente ao incorporar funcionalidades que se reflectem na simplificação da vida diária com o incremento do conforto e da segurança.
Acessibilidade
Nenhum edifício de serviços ou destinado à habitação está completo se não estiver totalmente adaptado, ou for façilmente adaptavel, a pessoas que temporária ou definitivamente se encontram fisicamente limitadas. Assim quando pensamos em sistemas de iluminação , aquecimento, botoneiras de porta, alarme, sanitários, som ambiente, etc, devemos pensar nas diversas formas de os comandarmos, adasptando-os às condições de quem os vai utilizar.
Funcionalidades – alguns exemplos
Os edifícios adquirem novas funcionalidades que vão de encontro às expectativas dos clientes mais exigentes, como por exemplo:
-Controlo total da temperatura por divisão em função da temperatura exterior, dia da semana, abertura ou fecho das janelas, permanencia ou ausencia dos utilizadores.
-Controlo total dos circuitos de iluminação com a constituíção de cenários, comando à distância, comando remoto, etc…
-Controlo total do acesso através da identificação biométrica, cartão magnético, leitor de proximidade, etc.., com registo de entradas/saidas e com o estabelecimento de níveis de acesso diferenciados.
-Acesso remoto ao sistema através da internet ou telemóvel, com avisos por voz em caso de alarme.
-Em caso de ausencia, o sitema estabelece rondas virtuais pre-definidas ou simula a presença repetindo as actuações dos dias anteriores sobre os estores e circuitos de iluminação.
-O sistema detecta automáticamente fugas de água ou gás nos circuitos,cortando ou não o abastecimento de à zona afectada, e emitindo um alarme local e/ou remoto.
-O utilizador acompanha em monitor tactil a eficacia do tratamento de água da piscina, temperatura da água, ciclos de filtração, nível de produtos quimicas nos reservatórios, etc, sem ter que se deslocar à casa das máquinas onde se poderá expor a riscos eléctricos e de inalação de vapores desnecessários.
Rentabilizar os investimentos
Se o edifício com as suas estruturas ao nível da iluminação,aquecimento, segurança, rega,etc., forem o hardware, a domótica é o software que satisfaz uma necessidade tão óbvia como a de corresponder em funcionalidades ao investimento feitos nas estruturas.
Para mais informações favor contactar para o numero
(+351) 966415135 ou [email protected]